terça-feira, 29 de abril de 2014

.RECONHECIMENTO CARLOS ROCQUE


Dia 28 de abril de 2014, quando o jornalista e historiador  paraense Carlos Rocque completaria 75 anos, se  fosse vivo, realizou-se na sede da Prefeitura de Belém,  a entrega de três Reconhecimentos a cidadãos paraenses, pelo modo como se reportam ao nosso Patrimônio Histórico. Presentes, além do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, da Presidente da Fumbel, Heliana Jatene, da Presidente do IHGP, Anaiza Vergolino, das filhas de Carlos Rocque, Solange e Luana e de sua neta Celeste Mayra, um público numeroso, apesar da chuva torrencial, prestigiou o evento.


A ideia da Civviva ao instituir tal reconhecimento era tornar público o que algumas pessoa fazem por Belém. Perdidas na internet,   acabaram sendo encontradas por outras pessoas que acomunam o mesmo  interesse, ou seja:  que amam Belém, suas cores, suas casas, suas ruas, seus sabores....sua história.

No segundo semestre de 2014 começaram a ser mais evidentes algumas fotos, recentes, postadas no facebook  pelos autores das mesmas e que mostravam Belém em detalhes e de vários pontos de vista.
 José Vasconcelos Paiva era um deles. Nos deleitava com fotos de coisas e casas nunca vistas. Chamava a atenção de quem gosta de Belém e de seu Patrimônio, porque nos mostrava coisas antigas que olhamos sem ver, ao passar por elas. E o fazia por prazer, por amar nossa história.

No mesmo periodo nasce o Gente de Belém no facebook. Duas paraenses da familia Falangola, residentes em outros Estados, querendo matar as saudades daqui, propuseram a  alguns amigos paraenses, a criação de um sito sobre Belém. Deu certo, em poucos meses ja eram 4.000 paraenses, distribuidos pelo mundo afora, postando ou curtindo as fotos que mostravam a Belém moderna. Tinham começado com os edificios que nasceram nos anos 50, 60, até a modificação da doca....e os problemas de Belém.

E, para defender nosso patrimônio durante o carnaval, descobrimos o Xibé da Galera. Bloco carnavalesco da Cidade Velha que há alguns anos se diverte e ainda aproveitam para defender nossa história. Fazem o carnaval como se fazia antigamente na Cidade Velha: com bandinha e mascarados. Com familias inteiras fantasiadas, em vez de usar abadás. Com o bloco da limpeza, atras de todos, deixando as ruas limpas e, mais do que tudo pedindo, com baners nas casas históricas...

São três exemplos de educação patrimonial, os quais devem ser conhecidos e incentivados por todos, pois são relativos a defesa da nossa memória histórica....e o Prefeito gostou da ideia e resolveu apoiar a Civviva.

No final do evento o Prefeito disse a Fumbel que o carnaval de 2015 devia seguir a lição dada pelo Xibé da Galera, e nós so podemos ficar felizes com isso.

O Reconhecimento Carlos Rocque  começou surtindo efeitos. Por que não rir de alegria?


Um comentário: