quinta-feira, 17 de maio de 2018

..E AS NOSSAS CALÇADAS



Por falar em calçadas, aquelas de liós são tombadas, e abandonadas, como outras, também.

Não somente muitos prédios históricos ou antigos estão abandonados na Cidade Velha, mas as calçadas, sejam elas de lios ou de pedras  artisticamente trabalhadas, também.



 Vemos, ano sim, ano, não, consertarem essas calçadas, trabalho esse que não dura muito pois mal feito. As pedras usadas não tem bastante profundidade para conseguirem pressionar-se  e se manterem fixas até sem a ajuda do cimento. O fato de serem "curtas" requer  muito cimento, formando blocos que se rompem com mais facilidade, durando assim pouco tempo.

A maior parte daquelas de liós, em vez, foram cobertas de cimento, principalmente a causa da água da chuva que entrava nas lojas, apos terem inciado a asfaltar a Cidade Velha. Quando a rua era coberta de paralelepípedos, a água da chuva conseguia ser absorvida em pouco tempo. 

A  PERCOLAÇÃO, ou  seja, o fluxo da água, por gravidade, que entra no solo e vai alimentar lençóis de água subterrânea, parou de acontecer. O mais importante da percolação era a subtração de volume de água pelo solo, volume esse que deixava de escoar pela superfície. 

Quando começaram a colocar o asfalto em cima dos   paralelepípedos a agua não percolava como antes e escorria pela sarjeta. A medida que colocavam outra camada de asfalto em cima do  precedente,  maior era o numero de casas invadidas pela agua que não tinha mais como ser absorvida na rua.

Apenas iniciavam as chuvas, a água invadia as lojas e os proprietários se sentiam obrigados a levantar as calçadas para evitar danos, inclusive aos produtos que vendiam. Nota-se a altura diferente das calçadas, principalmente em frente as lojas da Dr. Assis, fato esse que não aconteceu simultaneamente. 

Hoje, andar pelas calçadas que um dia foram de liós é uma parada... Quando não tem veiculos estacionados, estão quebradas, ou lisas; quando ja estão acimentadas, possuem degraus, uns até bem altos.

Quem nos governa precisa lembrar que a Cidade Velha, é velha, inclusive de fato. A maior parte dos moradores da área tombada tem mais de sessenta anos e devem enfrentar essa gara de sobe e desce na Dr. Assis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário